Os estudiosos sinalizam que pessoas que pensam negativamente com frequência estão sempre esperando pelo pior resultado de suas ações.
O mais interessante é que, talvez até inconscientemente, ficam o tempo todo convencendo as outras pessoas a compartilhar de suas crenças limitadoras e pessimistas. Destacam os pontos negativos e listam uma a uma as possibilidades das coisas darem errado e não acontecerem, procurando derrubar as expectativas de alguns mais entusiasmados.
O mais alarmante é que sempre conseguem fazer a cabeça de alguém.
Fica então um ambiente dividido. De um lado os que querem realizar e construir e de outro os que querem destruir e desmotivar.
Essas pessoas passam a ser vitimas de si próprias.
Começam então a surgir sintomas associados a stress, nervosismo, cansaço, mau humor e até mesmo contraem doenças psicossomáticas.
Como resultado, estes pensamentos negativos provocam preocupações em excesso, medos, ansiedades, traumas, complexos dos mais diversos e ressentimentos.
Algumas dicas de como podemos nos livrar deles:
A-Escreva suas preocupações e seus pensamentos negativos. Ao escrevê-los:
- Você terá uma dimensão mais objetiva sobre eles, porque em nossa mente os pensamentos negativos têm tendência a tomar uma grande dimensão;
- Você poderá focar seus problemas um a um. Quando estão em nossa cabeça, de forma desorganizada, não parece haver solução;
- Há ainda um aspecto mágico ao escrever. Ele permite cristalizar os pensamentos em um ato simbólico e libertador;
- Quando os pensamentos negativos forem identificados você terá a consciência de sua real dimensão. Pergunte então a si mesmo:
Do que é que eu tenho medo e em que circunstâncias me sinto mal e aparecem os pensamentos negativos?
Porque as vezes tenho o sentimento de ser inferior, diminuído, não compreendido e amado etc. O que é injusto na minha vida?
B-Procure pensar em soluções de forma consciente.
Em cada problema que escreveu, interrogue-se:
O que posso mudar para melhorar?
Mesmo quando entender que não haverá solução saiba que poderá surgir uma porta de saída e então poderá mudar seu caminho. O que acontece é que as ideias negativas ofuscam sua visão para novas possibilidades.
Analise seus problemas, um a um, e procure uma solução. Dê tempo a si mesmo. Pratique a autoavaliação, pondere sobre conselhos de pessoas criteriosas, observe e adapte bons exemplos a sua realidade e a seu estilo.
Pense em ser feliz e faça outras pessoas felizes.
Recomendo que faça agora uma reflexão e identifique-se com sua missão de vida pessoal e profissional, lembrando que certamente muitas pessoas espelham-se em você.
Se reinvente, extraindo sempre de si mesmo o que tem de melhor!
Confie e invista em você, creia na importância da qualidade de suas palavras e atitudes, principalmente para aquelas pessoas ansiosas por uma luz e um caminho seguro e honesto.
Tenha certeza que você certamente, consciente ou inconscientemente, influencia muitas pessoas em suas tomadas de decisões e consequentemente em seus resultados.
Autor: José Antonio Kairalla Caraccio (*)
(*) Diretor da Kairalla e Associados Consultoria e Treinamento, fundada em 2001.