Confira a matéria desenvolvida pela pela Teresenha Covas Lisboa para a Folha de S.Paulo
Formar jovens com a capacidade de entregar o que o mercado precisa é um desafio para as universidades de administração de empresas. Por isso, as instituições estão cada vez mais se aproximando das empresas para entender quais são as necessidades mais urgentes.
“As faculdades estão trazendo o mercado para dentro. Para estarem mais aptas a formar alunos que estarão conectados com a realidade que vão encontrar nas empresas”, afirma Teresinha Covas Lisboa, presidente da ADM (Associação Brasileira de Administração).
“Por isso, tivemos várias mudanças de disciplinas dentro dos cursos. É uma área que cresce bastante.”
Coordenadora do curso de administração do Insper, Ana Diniz explica que os profissionais da área têm a capacidade de mobilizar diferentes recursos – financeiros, materiais e humanos – e viabilizar a entrega de produtos e serviços de qualidade.
“Administradores e administradoras bem formados vão poder atuar em organizações de terceiro setor, governo, empresas e outros grupos que estão orientados para essa entrega de produtos e serviços.”
Diniz aponta ainda que os estudantes, depois de se graduarem no curso, podem seguir em diversas especializações.
“O profissional pode, posteriormente, se especializar em gestão de pessoas, marketing, operações, finanças, enfim, diferentes áreas funcionais que complementam conhecimentos e técnicas que mobilizam recursos de maneira geral e permitem aprofundamento em diferentes dimensões desse processo.”
Além do sonho de trabalhar em uma grande empresa, muitos jovens que escolhem a administração desejam obter conhecimento para empreender.
“O empreendedorismo é muito importante para as novas gerações”, diz Lisboa. “Na faculdade, o aluno aprende a identificar oportunidades de negócio. Aprende a inovar, e a estimular ideias inovadoras.”
Segundo Lisboa, além do empreendedorismo de negócios, há uma busca pelo empreendedorismo de cunho social.
“É um segmento que está crescendo e ganhando corpo em áreas da administração. O curso ajuda o aluno a descobrir habilidades que ele não conhecia.”
Mas é uma área que apresenta diversos desafios para quem está iniciando a carreira.
Segundo Diniz, são profissionais que têm de empregar habilidades e competências para viabilizar entregas, serviços ou produtos, têm de ter o olhar para fora, porque ele está entregando esses produtos e serviços para alguém.
“Quando falamos das empresas, voltamos o olhar para os consumidores; quando falamos das políticas públicas do governo, estamos buscando esse profissional que mobiliza o Estado para entregar serviços para o cidadão. Ou seja: é sempre necessário esse olhar para fora e essa conexão com aquilo que importa para esses grupos sociais que são atendidos.”
O cenário de atuação desses profissionais é altamente complexo, avalia Diniz.
“Temos o desafio de tomar decisões cada vez mais fundamentadas. Por ser um curso que se comunica com muitas áreas e é interdisciplinar, o administrador ou a administradora tem de estar atento a novos conhecimentos para que tome decisões mais sólidas e mais apoiadas em evidências.”
O desenvolvimento das capacidades socioemocionais é uma das tarefas mais urgentes das faculdades de administração, afirma Lisboa.
“A saúde mental virou um tema que está dentro das empresas. Portanto, precisa estar também dentro das faculdades. Hoje espera-se que um profissional tenha plena capacidade de fazer gestão de pessoas. Os profissionais têm de saber se relacionar com toda a sociedade.”
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