*ADM. Douglas de Matteu
Você já parou para se perguntar o motivo que leva alguns líderes e empresas a terem muito sucesso?
Por que algumas marcas se conectam com o público e se destacam enquanto outras são rapidamente esquecidas? O que faz com que algumas pessoas inspirem multidões? E, afinal, será que existe mesmo um segredo para ser um líder com sucesso? A resposta para essa pergunta tão importante pode estar mais perto do que imaginamos.
O especialista em liderança, autor do livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir” e palestrante Simon Sinek(2018) criou um conceito chamado Círculo Dourado.
Essa metodologia é capaz de explicar os motivos que levam determinadas pessoas e empresas a inspirar multidões.
Mas o que é o Círculo Dourado? E como você pode utilizá-lo para transformar as relações e o mundo ao seu redor?
Círculo Dourado: O conceito é alicerçado em três perguntas fundamentais, que formam três camadas. É preciso encontrar as respostas na ordem, partindo do centro que é a mais importante para as demais.
Como vimos, no centro do Círculo Dourado está a pergunta mais relevante. Qual é o seu propósito, a sua motivação? Em outras palavras, por que você faz as coisas?
A sua resposta vai impactar diretamente o questionamento seguinte: Como?
A partir do momento que você sabe qual é o seu porquê, é o momento de definir seu comportamento. Quais são os seus valores e princípios? Como será sua postura de agora em diante?
Depois de definir o seu porquê e o seu como, é hora de saber quais serão suas ações concretas. O quê você irá fazer para tornar seu propósito uma realidade?
A eficácia do Círculo Dourado
Como você provavelmente já sabe, tudo muda quando mudamos a nossa forma de pensar.
Por isso, é importante lembrar que o Círculo Dourado vai muito além de uma simples ordem de perguntas e respostas. Os princípios do Círculo devem ser utilizados como um guia para desenvolver todo o seu potencial.
Isso se torna possível porque a metodologia proposta pelo Círculo leva a uma tomada de consciência sobre suas motivações.
Só depois disso é que se parte para estratégias e ações. Cada etapa deve ser pensada de forma cuidadosa e responsável para que a transformação seja verdadeira e gere resultados.
Os fundamentos científicos
Simon Sinek(2018) estudou neurociência e comunicação durante anos para desenvolver sua metodologia.
De acordo com o autor, os princípios do Círculo Dourado “estão profundamente enraizados nos princípios da tomada de decisão humana”.
Por este motivo, o círculo reflete perfeitamente a forma como o nosso cérebro funciona.
Para Sinek (2018), quando alguém explica seu propósito, suas motivações, as outras pessoas são inspiradas a agir.
Comunicar com clareza quais são as suas paixões, qual é o seu porquê de existir, é a forma mais eficaz de se conectar com o cérebro límbico do ouvinte.
Esta é a parte da nossa anatomia que processa sentimentos como confiança e lealdade. E também é a parte responsável pela tomada de decisões.
Logo, aqueles que conseguem expressar com clareza e emoção o seu porque conseguem verdadeiramente inspirar as pessoas.
É por isso que o modelo do Círculo Dourado é considerado uma teoria de liderança extremamente eficaz.
Exemplos do Círculo Dourado na prática
Analisamos três empresas de sucesso em diferentes segmentos de mercado.
É possível notar que elas conseguem comunicar claramente o seu porquê, o seu como e o seu o quê para o público. Provavelmente, é por isso que essas corporações conseguem manter sua posição de liderança no mercado.
Netflix:
- Por que: Para tornar o entretenimento agradável de assistir e de fácil acesso para todos.
- Como: Facilitar a descoberta de valorososconteúdos para que as pessoas assistam sem nenhuma interrupção em seus dispositivos favoritos.
- O que: Um dos principais serviços de entretenimento do mundo conectando pessoas com grandes histórias.
Google:
- Por que: Fornecer acesso às informações do mundo em um clique.
- Como: Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis para as pessoas aprenderem e fazerem as coisas.
- O que: A fonte de informação número um do mundo.
Dove:
- Por que: Ampliar a definição de beleza e ajudar as mulheres a desenvolver uma relação positiva com sua aparência.
- Como: Celebrar mulheres normais cujas aparências estão fora das normas estereotipadas de beleza.
- O que: Produtos nutritivos, hidratantes e reparadores para a pele e os cabelos.
Conforme pudemos ver anteriormente, o Círculo dourado é uma excelente metodologia. Ele possibilita que você ou a sua empresa consigam definir com clareza seu propósito, seus valores e suas ações.
Depois desse processo de autodescoberta, será possível mudar a forma como você se comunica. A partir dessa mudança será possível inspirar e influenciar as pessoas, gerando uma autêntica transformação para você e para elas.
Referências
SINEK, Simon. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir. Rio de Janeiro:Sextante, 2018.
* ADM.
Adm, Prof. Douglas de Matteu, CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. É docente convidado pela Florida Christian University – FCU (EUA), com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Sumaré e de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU, Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresa.
@douglasmatteu – douglas@iaperforma.com.br
O artigo aqui apresentado não necessariamente reflete a opinião da ADM – Associação Brasileira de Administração e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.