Por que o coworking é uma excelente opção?

*ADM. Alessandro Paes dos Reis

Investimentos em escritórios descontraídos, eventos e desenvolvimento pessoal passaram a figurar entre as prioridades das empresas. Não é por acaso.

O mundo está mudando – e o mercado também. O ciclo de vida dos produtos, está ficando mais curto e, consequentemente, a necessidade de inovação está cada vez mais presente nas empresas. Um dos aspectos que mais influenciam nessa capacidade de criar coisas novas, é o ambiente de trabalho. É nele que as ideias surgem e tomam forma. Logo, esses ambientes também precisam estar preparados para esse o novo mundo que está surgindo.

De acordo com o estudo americano Linking Workplace Best Practicesand Organizational Financial Performance, o cuidado com bem-estar dos funcionários melhora a eficiência em até 235%. Para os que ainda buscam colocar isso em prática, um espaço de coworking pode ser a solução. 

Como um coworking melhora meu desempenho e minha produtividade?

Quando estamos montando um projeto que requer dedicação e horas a fio pensando em todos os pontos de vistas, um dos fatores prejudiciais são as interrupções constantes ou pontos de fuga sempre em vista para tirar a concentração. O modelo de home-office auxilia em diversas maneiras, como flexibilidade e praticidade de acesso, mas muitas vezes pode ser um fator negativo para sua concentração, como acesso ao sofá confortável, à sessão de TV ou até mesmo interrupções constantes. Um coworking propõe um conceito que se tenha um ambiente propício para a concentração e evolução do seu negócio.

De acordo com Knight, um bom ambiente de trabalho dá ao colaborador de uma empresa a capacidade de imprimir sua identidade. Como isso seria feito? Dando o espaço suficiente para que ele consiga organizar sua mesa da forma que ele mais gosta. Parece um conceito simples, mas é algo que precisamos nos atentar. Ainda mais quando consideramos que, na tentativa ingênua de cortar despesas, alguns lugares simplesmente aglomeram os trabalhadores em pequenos currículos. O efeito dessa postura, é exatamente o contrário. 

Não possuir seu espaço pessoal é algo estressante. Ninguém se sente à vontade em um ambiente pouco familiar. Ao trazer identidade para o ambiente de trabalho, você cria um clima de conforto para suas equipes.

É padrão que, em escritórios, sejam adotadas as mesas retangulares. E isso faz completo sentido quando pensamos em bem-estar e produtividade. Como falamos no item anterior, ter espaço é necessário para que o colaborador possa se sentir à vontade. E, como bem sabemos, as mesas retangulares possuem mais superfície do que as redondas. 

Mas Knight observou que, nos ambientes mais produtivos, as mesas arredondadas também estão presentes. Mas elas precisam ser colocadas em lugares estratégicos, como espaços comuns. Além de evitarem acidentes (como bater alguma parte do corpo naquina da mesa), elas também oferecem um contraste agradável para o ambiente. É isso que afirma um estudo publicado no blog ResearchDigest, em 2011. De acordo com os pesquisadores, a variedade de formas geométricas nas mesas de um ambiente o torna mais convidativo e agradável. Logo, é algo essencial para os espaços de descanso.

Outro ponto essencial, refere-se as cores e  ailuminação do espaço. Já fizemos um artigo que aborda como a iluminação influencia na produtividade dos funcionários. Diferentes tons de cores e níveis de luz causam impactos psicológicos diversos nos colaboradores. Por exemplo, cores mais quentes tendem a melhorar o foco em atividades que exigem lógica e atenção.

Redução das despesas para decolar com seu projeto!

No início de um empreendimento, ao montar um espaço físico para iniciar suas operações, várias preocupações estruturais são adicionadas junto ao foco do projeto, como luz, internet, aluguel e demais gastos para que sua estrutura física esteja viável para uso.

No coworking você já possui uma estrutura pronta para receber o seu negócio, com um ambiente seja uma estação de trabalho ou uma sala dedicada para que você possa ter mais liberdade para focar no desenvolvimento e crescimento de modo estruturado, seguro e prático.

O coworking pode reduzir o seu investimento em mais de 25%, além de você ficar focado exclusivamente no foco principal de sua empresa, não se preocupando assim com coisas que demandam tempo (queda da internet, limpeza, recepção, compra de materiais de escritório, problemas com ar-condicionado entre outros). Tempo é vida!

A diversidade é um excelente negócio – O coworking respira diversidade

Uma empresa que promove a diversidade em seu ambiente de trabalho é aquela que consegue unir uma equipe de colaboradores com diferentes características. Por exemplo, pessoas de diferentes raças, etnias, culturas, religiões, gêneros e orientações sexuais.

Nos últimos anos, a busca por equipes mais diversas tem sido um assunto bastante importante e frequente nas empresas.

No entanto, você sabia que ter a diversidade como meta não se limita apenas a uma iniciativa solidária e de empatia? Uma equipe plural traz diversos outros benefícios para o seu negócio.

De acordo com um estudo realizado pela McKinsey, empresas com diversidade étnico-cultural entre seus colaboradores alcançam um lucro 33% superior ao das organizações que não promovem essa convivência entre os diferentes nas suas equipes.

Se você quiser saber mais, gravei um vídeo sobre o tema “diversidade nos negócios é mimimi?” (https://www.youtube.com/watch?v=Zs84S1WJB2s)

Coworking e networking: um casamento perfeito

Provável que você deva estar se perguntando: “Entendo, networking realmente tem muita vantagem para meu negócio. Mas como é que um coworking vai me ajudar nisso?”. A resposta é simples: pelo ambiente colaborativo.  

Como falamos anteriormente, os coworkings possuem um ambiente que estimula a colaboração entre diferentes pessoas. Mesmo trabalhando em empresas e espaços diferentes, esses profissionais sempre convergem nas áreas comuns e em eventos. É aí que a maior parte da troca acontece. Afinal, aquele é um ambiente profissional, onde as pessoas estão engajadas em melhorar seus negócios. Quando em contato com você e sua empresa, não estabelecer um canal de comunicação se torna pouco estratégico para esses indivíduos.

O futuro do trabalho será híbrido

Nos aproximamos cada vez mais do fim da pandemia e as recomendações de isolamento social se tornam cada vez mais brandas. Com a reabertura dos escritórios o trabalho em home office começa a dar espaço ao modelo híbrido que, ao que tudo indica, será o novo normal nas empresas, daqui para frente.

Recentemente, publicamos no blog da Mango uma matéria que fazia o questionamento “chegou o momento de voltarmos aos escritórios?”, na qual trazíamos para o debate o equilíbrio entre o cuidado com a saúde dos funcionários e a produtividade.

Muitas pesquisas de respostas espontâneas apontam que a maioria dos trabalhadores gostam ou preferem o trabalho remoto. Por exemplo, uma pesquisa da Ipsos divulgada pela VC S/A apontou que 78% dos profissionais se sentem mais produtivos em home office.

Por outro lado, o isolamento no trabalho em casa acabou tendo efeitos sobre a vida pessoal dessas pessoas, trazendo problemas emocionais, um debate que também foi pauta aqui no blog com a matéria “Precisamos falar sobre solidão em tempos de home office”.

Estes são apenas alguns dos fatores com os quais o ambiente corporativo chegou à conclusão de que o modelo híbrido é o ideal para as empresas e também para os colaboradores.

Esse é um tema que adoro escrever, portanto fiz um resumão de vários textos sobre gestão, coworking e inovação que escrevemos no blog da Mango TreeCoworking – www.mangotree.com.br e espero ter ajudado você a refletir sobre esse importante tema.

* ADM. Alessandro Paes dos Reis, sócio da Mango TreeCoworking e Diretor da Associação Brasileira de Administração


O artigo aqui apresentado não necessariamente reflete a opinião da ADM – Associação Brasileira de Administração e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM