*ADMs. Julio Cesar Cardoso e Maria Aparecida de Almeida Santos
O termo soft skill é oriundo depesquisas militares, onde as habilidades (skills) relacionadas a aspectos intangíveis foram chamadas de “soft” e as relacionadas a operação de equipamentos como “hard”. Habilidades como análise de documentação, desenvolvimento de processos decisórios e liderança encaixam-se perfeitamente no conceito de soft skills.
Gerenciamento de Projetos, de uma forma bem resumida, é uma das formas de se fazer a gestão de uma mudança, de forma planejada, estruturada e controlada, com a finalidade de se alcançar um resultado futuro, com criação de valor.
Qual a relação entre esses dois conceitos e como se complementam para criação de valor em uma organização?
No meio profissional, você já trabalhou em um projeto, programa ou portifólio ou, mesmo que não tenha trabalhado diretamente, certamente foi afetado por um desses processos administrativos.
Projetos são desenvolvidos nos ambientes onde os negócios das organizações acontecem, sejam elas do setor público ou privado. Atualmente, definir esse ambiente de negócios é uma tarefa cada vez mais complexa. Diversas ideias têm surgido acerca do ambiente de negócios e como lidar com a constante evolução do cenário mundial. Termos como incerteza, riscos, vulnerabilidade, impacto global, interconectividadee alta-tecnologiasão encontrados na literatura voltada a projetos, na tentativa de se definir esse obscuro e ambíguo ambiente. Entender o que se passa, adaptar-se ao contexto e agir assertivamente podem significar um caminho seguro para o sucesso e a sobrevivência.
Para fazer frente às transformações cada vez mais aceleradas do século XXI, com avanços exponenciais em tecnologia que provocam grande disrupção e onde a demanda dos clientes por uma entrega imediata é cada vez mais intensa, se possível em um “duplo clique do mouse”, diversas abordagens de gerenciamento de projetos têm sido aperfeiçoadas ao longo dos últimos anos. Abordagens preditivas são usadas quando o resultado esperado é mensurável e permite um planejamento mais sólido antes do início da empreitada. Em contrapartida, práticas ágeis são moldadas para se atingir objetivos que não permitem definição prévia de escopo e onde a prospecção da solução pode gerar um resultado de maior valor ao projeto. Existem ainda as abordagens híbridas, que buscam usar o que existe de mais adequado dessas abordagens, fazendo um “tailoring” de boas práticas a cada fase do projeto.
No Gerenciamento de Projetos, o capital humano é um dos fatores de maior relevância. Afinal, projetos são feitos por pessoas. Considerando que seres humanos têm valores individuais, interesses e diferentes aspirações, é impossível que não ocorram conflitos nesse ambiente profissional que exijam habilidades e competências nos responsáveis em entregar os produtos dos projetos, em qualquer nível organizacional.
É nesse contexto que habilidades interpessoais (ou soft skills) em negociação e gestão de conflitos atuam, proporcionando ferramentas a gestores e equipes para lidar com os desafios nas relações humanas, otimizando o ambiente de trabalho e contribuindo para o alcance dos objetivos de qualquer organização.
Segundo GUIRADO, “Negociação é um processo de comunicação interativo estabelecido quando duas ou mais partes buscam um acordo, para atender a seus interesses”. Portanto, desenvolver competências em negociação, como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes terá o efeito de melhorar o desempenho profissional e prover ferramentas para que interesses divergentes, decorrentes da natureza humana, sejam solucionados de forma mais eficiente e eficaz.
Existem inúmeras soft skills interpessoais a serem estudadas e que possuem forte influência em negociações. As mais empregadas são:
Assertividade – Habilidade de defender com firmeza, persistência e equilíbrio os próprios interesses.
Questionamento – Realizar perguntas para obter informação, exercer influência ou conquistar benefícios em uma negociação.
Gestão de Emoções – Habilidade de gerenciar emoções positivas e negativas de forma apropriada às circunstâncias.
Audição Ativa – Ouvir atenta e proativamente o interlocutor a fim de compreender conteúdos e intenções.
Linguagem Colaborativa – Estabelecer comunicação para facilitar relações interpessoais, evitando interrupções, vícios de linguagem, expressões irritantes, autoritárias e de contrariedade.
Gestão de Relacionamentos – Gerenciar relacionamentos com grupos e indivíduos, discordantes ou alinhados com nossos interesses.
Um projeto cujo resultado é entregue dentro dos parâmetros estimados de escopo, tempo, custo e qualidade; e gera valor a uma organização, pode ser considerado como bem-sucedido. Em um ambiente de constante transformação, incertezas e de desafios mundiais que surgem a cada momento, realizar um projeto com êxito é tarefa para gerentes e equipes de projetos comprometidos e competentes. Dentre essas competências, a negociação está entre as mais importantes e o aprimoramento em soft skills tem o potencial de preparar os gestores a enfrentar os conflitos decorrentes dos divergentes interesses inerentes à natureza humana e presentes em todos os ambientes organizacionais.
Referências
GUIRADO, Francisco. Qual a Definição de Negociação? Acessado em Qual a Definição de Negociação? • Clube de Negociadores
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