Comunicação Interpessoal nas Organizações – FEEDBACK x GOODBACK

*ADM. Maria de Fátima Abud Olivieiri

Estamos vivendo um momento de mudanças, quer seja pessoal, profissional, empresarial, entre outras, originados pela tecnologia e pandemia, que acometeu todas as pessoas do planeta.

Porém, as consequências dessas transmutações, afetaram o ser humano de forma individual e psicológica, obrigando-o de certa forma, à necessidade imperiosa de renovar o material impresso em seu subconsciente, substituindo-o pelas aspirações sublimes da harmonia íntima.

Assim, nas organizações existe o retorno dos gestores aos colaboradores, com relação às atividades por eles desenvolvidas. Por isso, recomenda-se muita cautela, para saber a forma de comunicação que vai ser utilizada para esse fim.

Sabemos que o Feedback é o retorno da comunicação, onde todos os envolvidos devem saber aplicá-lo corretamente, para o  bom resultado das atividades da organização. Entretanto, ele podeter efeito positivo ou negativo. Caberá ao gestor dosar o efeito, para garantir a saúde emocional da equipe. Porém a diferença entre um e outro é a intenção que se tem naquele momento. Seja de correção, ação, raiva, insatisfação e outros sentimentos que não terão efeito positivo. Nesse sentido, após alguns estudos realizados pela autora deste artigo, ela recomenda a adoção do termo GOODBACK em substituição ao FEEDBACK.

GOODBACK é uma palavra de origem da língua inglesa, que significa “bom retorno”. É um retorno de qualidade que podemos acrescentar às pessoas, quando da comunicação interpessoal, com o objetivo de motivá-las à evolução crescente na vida pessoal ou profissional.

Utilizar o GOODBACK, ou seja, dar um bom retorno, independente da situação, traz motivação ao colaborador e a empresa ganha com isso. Existem várias maneiras de se dizer que algo não está indo bem. Porém, utilize a forma positiva, sempre, ressaltando o que está sendo feito de maneira adequada e diga ainda, que o colaborador tem condições de melhorar e superar.    

Separar o lado particular do profissional é de suma importância nessa situação, pois quando falamos sobre comportamento, estamos falando de pessoas e cada uma é única, ou seja, tem uma impressão digital exclusiva. À vista disso, é natural que exista uma preocupação em não ofender, não magoar, praticar a empatia e a reciprocidade.

A alteração da nomenclatura Feedback para GOODBACK, é imprescindível ao gestor inteligente de pessoas, para o relacionamento humano. A comunicação é um dos fatores mais importantes para a boa convivência dos indivíduos em qualquer sociedade e como tal, também no ambiente de trabalho. É através da comunicação interpessoal que o diálogo flui entre as pessoas, partindo do pressuposto que o homem é um ser social e necessita de convivência com os seus iguais.

O gestor em suas atividades, terá que lidar com diferentes situações de comunicação, dependendo do público com que ele estiver trabalhando, para se fazer entender. Nestas situações, não se pode descuidar da importância da comunicação, devido ao impacto que ela transmite. Comunicar é interagir com o mundo e com os outros é dar e receber, é saber ser e estar.  É necessário gostar de trabalhar com gente, ter um bom relacionamento, ou seja, um comportamento que provoque a cooperação.

Administrar bem a sua equipe, irá criar um padrão de relacionamento no trabalho, exercendo assim uma grande influência nos mesmos, fazendo com que cada um deles, tenha uma postura positiva em relação a organização a qual pertence.

É o diálogo em questão. Comunicar-se é ter uma fonte inesgotável de entendimento entre duas pessoas, de tal forma que possam compartilhar aquilo que sabem e sentem. É dessa forma que podemos influenciar os outros com as nossas ideias, pensamentos, sentimentos e valores. Assim, ele se tornou quase que uma atitude ou forma de estar e ser para os profissionais de qualquer área de conhecimento e até mesmo nas diferentes formas de relacionamento social. 

Seguem alguns pontos que se forem seguidos, poderão facilitar sua ação no GOODBACK. Julgar menos, Amar a si próprio, Excluir os maus hábitos, Não criar desculpas, Evitar a procrastinação, Manter foco nas coisas positivas, Não se comparar com outras pessoas, Sair da zona de conforto e enxergar o fracasso como oportunidade, Centralizar menos e delegar mais. Até agora, aprendemos como melhorar o seu eu interior. A seguir vamos explicar em alguns itens, como fortalecer sua mente para praticar o GOODBACK.

Agora vamos aprender como fortalecer a mente para mantermos a saúde dela a nosso favor. Ter fé e dar o melhor de si em tudo o que fizer, Dar prioridade aos fatos do presente, Não fazer do passado uma forma marcante em sua vida, Fazer o que deve ser feito, que o resultado vem, Não permitir que pequenas contrariedades venham destruir o seu dia, Desviar o pensamento e colocar o foco só em coisas positivas, Assumir a responsabilidade por tudo o que fizer e não colocar a culpa nos outros.

Para vencer esse comportamento, devemos encarar e responder por tudo o que fazemos. Essa atitude nos traz paz, segurança e confiança em nossos atos.

“Uma visão sem ação, não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo.” Joel Barker.

REFERÊNCIAS

ARTIGAS, Ana. Inteligência Relacional. São Paulo: Literare Books Internacional, 2017.

MANUEL, Hélder de Almeida. Gestão Inteligente de Pessoas – JIPE – a chave que abre todas as portas. 2.ed. São Paulo: Globus Editora, 2018.

OLIVIERI, Maria de Fátima Abud; OLIVIERI, Marisa Aparecida; BALLABEN, Carlos Roberto. Didática e Práticas do Ensino Superior. São Paulo: Editora: Globus, 2013.

POLITO, Reinaldo; POLITO, Rachel. Os Segredos da boa comunicação no mundo corporativo. 1ª edição. São Paulo: Editora Benvirá, 2021.

WIKIHOW. Como Fortalecer sua Mente. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Fortalecer-sua-Mente. Acesso em: 17/06/2020.

* ADM. Maria de Fátima Abud Olivieri, Doutora em Administração, Mestre em Educação, Bacharel em Comunicação, Diretora de Educação Continuada da Competency Educação e Desenvolvimento Humano, Membro da Comissão Científica da FCU – Florida Christian University – Orlando – USA, Membro do Conselho Editorial da Revista ACERTE- Revista Científica em Ciências Sociais, da Universidade de Guarulhos, Escritora e Professora de Pós-Graduação. Conselheira Fiscal da ADM.


O artigo aqui apresentado não necessariamente reflete a opinião da ADM – Associação Brasileira de Administração e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

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