Reflexões sobre o novo Empreendedor do Segmento de Serviços

*ADM. Teresinha Covas Lisboa

A expansão da internacionalização de negócios, os avanços científicos e tecnológicos, bem como as novas oportunidades de mercado mudaram o pensamento administrativo nos últimos tempos. Essa transformação possibilitou a inclusão de novos empregos e, consequentemente, o surgimento de empresas produtoras de bens e prestadoras de serviços. Outro ponto foi a mudança de comportamento dos consumidores motivada pelos aspectos sociais, culturais e financeiros.

No segmento de serviços, a inclusão de metodologias administrativas agregou, também, a possibilidade de a administração canalizar sua atenção para o objetivo fim, transferindo para terceiros as obrigações pertinentes a atividade-meio.

Entre os novos empreendimentos, podemos citar: consultorias de recursos humanos, marketing, finanças, tecnologia da informação, alimentação, segurança, manutenção, transportes etc. Esses são alguns dos serviços que revolucionaramo mercado de terceirização e que exigem atualizações constantes, embasadas na tecnologia de equipamentos, mão de obra e de rotinas de trabalho.

Consequentemente, surge a figura do empreendedor, representada por um indivíduo que compatibiliza e agiliza o atendimento ao cliente de acordo com seu perfil eatendimento de forma personalizada. O cliente solicita o serviço a ser prestado, avalia, rejeita ou aceita de acordo com a qualidade ou não do resultado.

Para isso, o empreendedor precisacapacitar-se, inovar-se, conhecer o mercado e buscar, sempre, atualização de técnicas e metodologias trabalho.

A inovação é uma função específica do empreendedor, pois por meio dela são criados produtos e serviços. Obviamente envolve ameaças e riscos, uma vez que a criatividade pode gerar altos investimentos e oportunidades não aproveitadas.

É, também, uma manifestação de desafio, pois a rapidez com que a economia e a geração de novos produtos e serviços acontecem, apresenta-se ora como desafios, ora como vantagem competitiva para a empresa.

Portanto, a inovação é uma forma de a empresa tornar-se competitiva, em que as rotinas são revistas, tonando-se mais ágeis. A própria história da administração é um rito de inovações, sejam tecnológicas, humanas ou sociais.

O maior desafio para o empreendedor é a transformação das novas ideias e de novos produtos em qualidade e necessita ter uma liderança visionária, conhecendo seus clientes, colaboradores, focalizando processos e, não, apenas tarefas.

Para o empreendedor, o processo de liderar é um ato natural e envolve a capacidade de influenciar por meio de cinco princípios: poder, conhecimento, interação, situação de mercado e expectativas de retorno. É por meio desses princípios que o empreendedor antevê, ou seja, planeja estrategicamente seus passos na empresa e no mercado.

O indivíduo que atua no mercado possui dois momentos importantes em sua vidaempresarial: de um lado, o racional e, de outro, o emocional. Compete buscar o ponto de equilíbrio para atingir seus objetivos.

* ADM. Teresinha Covas Lisboa, sócia-diretora da TCL Consultoria e Assessoria


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